Blog

Método Montessori, como surgiu?

Método Montessori, como surgiu?

11-10-19 | Blog | masteruser | Tags: , , , , , , , ,

Maria Montessori foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália. Nasceu na cidade de Chieravale em 31 de agosto de 1870. Ao longo de sua carreira, demonstrou interesse no desenvolvimento infantil estudando, por exemplo, mecanismos da educação de Jean Marc Gaspard Itard e Édouard Séguin.

Itard, médico-educador da sua época, obteve destaque ao ser pioneiro educacional experimental ao acreditar que a educação é uma mistura de filosofia e antropologia através da cultura. Baseado nos princípios de imitação, condicionamento e modificação de comportamento, estudou e tentou educar o menino nomeado Víctor de Aveyron, encontrado entre as florestas de Caune, na França, em setembro de 1799.

Itard levantou questões como: “O indivíduo é sociável por natureza? O indivíduo se parece com animais se eles compartilham o mesmo ambiente para viver? Até que ponto a vida social influencia o indivíduo?” A partir disso, os franceses conseguiram chegar a interessantes conclusões, como por exemplo: “a sociedade é crucial para o desenvolvimento humano, as pessoas aprendem a satisfazer suas necessidades e que os programas instrucionais devem ser individuais e personalizados para cada pessoa, sempre baseados na ciência.”

O educador e médico, também francês, Edouard Séguin desenvolveu práticas pedagógicas para crianças e jovens com deficiência intelectual. Criou o método fisiológico de treinamento, que consistia em estimular o cérebro por meio de atividades físicas e sensoriais. Colaborou grandemente para o ensino de deficientes mentais através de seus estudos e experimentos imortalizados em livros reconhecido no campo da psicologia.

A partir destes estudos, Maria Montessori percebeu que poderia aplicar mecanismos parecidos para crianças que também não tivessem nenhuma deficiência intelectual, estimulando o potencial criativo dos pequenos logo na primeira infância.

Saiba mais, continue a leitura no post: Método Montessori, o que consiste?

Fontes:

  • Infoescola – Pedagogia – Método Montessoriano
  • Thpanorama – Psicologia – O menino selvagem de Aveyron uma história perturbadora
  • Britannica – Biography – Edouard Séguin