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Método Montessori, o que consiste?

Método Montessori, o que consiste?

28-10-19 | Blog | masteruser | Tags: , , , , , , , ,

Ao testar a eficiência do desenvolvimento das crianças a partir de métodos estudados pelos médicos educadores Jean Marc Gaspard Itard e Édouard Séguin, Maria Montessori estabeleceu o ponto de partida para criar seu próprio método.

Mudou totalmente a educação tradicional da época, rígida e muitas vezes com castigos físicos, ao elaborar e aperfeiçoar “técnicas de aprendizagem que procuravam inter-relacionar e harmonizar atividade, liberdade e individualidade.”

A “Casa dei Bambini”

Ao criar uma “Casa das Crianças” para aqueles que ainda não tinham idade para ir à escola e que até então estavam estragando os prédios recém reformados através de um programa social para melhorias das moradias de pessoas pobres, em uma área da cidade de San Lorenzo em Roma, Maria pôde demonstrar, na prática, os benefícios de seu método com crianças sem qualquer deficiência intelectual.

Ela criou um novo ambiente, totalmente diferente das escolas tradicionais italianas.  As crianças se sentiam felizes com as tarefas que estavam realizando. Ao observar uma menina de 4 anos tão concentrada em sua tarefa, Maria pediu que os coleguinhas dançassem e fizessem o máximo de barulho, mesmo assim a menina continuou focada no que estava fazendo.

Além disso, ensinou tarefas simples de higiene pessoal, como assoar o nariz. Percebendo que as crianças têm um sentido de dignidade pessoal que não costumam ser reconhecidos pelos adultos.

Porém foi ao proporcionar às crianças letras em lixa com um fundo de madeira como ferramenta multissensorial, que as crianças puderam sentir o movimento das letras com os dedos, sentindo a forma e o som. A partir de então aconteceu a “explosão da escrita e leitura”, a mais notável de suas observações, quando as crianças sem receberem as instruções de Maria, aprenderam a ler sozinhas.

 “As experiências do ser frente ao meio levam ao conhecimento. E tais experiências não só proporcionam o crescimento da mente, como também sua saúde.” (Maria Montessori)

Para Maria, as crianças procuram o conhecimento espontaneamente, explorando e criando. Ela acreditava que se as crianças tivessem a oportunidade, prefeririam – por natureza do indivíduo, estar ativas do que na inércia.

Como resultado, a “Casa dei Bambini” foi um enorme sucesso com visitantes de todos os lugares para conhecer o método como pais, professores, legisladores e médicos.

Porém foi apenas por volta de 1940 que o Método Montessori se tornou um fenômeno mundial.

“Não é verdade que eu inventei o Método Montessori. Eu apenas estudei a criança, aproveitei tudo o que ela me ensinou, e expressei estes conhecimentos. Isto é o que chamam de Método Montessori.” (Maria Montessori)

Seu trabalho foi reconhecido por grandes nomes da época, como por exemplo Freud… “Como qualquer pessoa que estude a psique da criança, estou solidário com os seus esforços, que demonstram um amor e um encantamento pelo Ser Humano”.

Na Índia, Gandhi viu em Maria e no seu Método a oportunidade de educar milhões de crianças indianas que estavam na pobreza. Em um discurso no Centro de Formação Montessori em Londres, Gandhi disse: “As maiores lições na vida, se nos dispuséssemos a debruçar-nos e sermos humildes, iriamos aprendê-las não com os adultos eruditos, mas com as chamadas crianças ignorantes”.

Maria, foi condecorada com a Legião de Honra na França, com a Orange-Nassau na Holanda e foi nomeada três vezes para o prêmio Nobel da Paz. Continuou a promover a paz mundial e, 1949, dirigiu-se aos representantes das Nações Unidas dizendo…

“Quando as crianças estão habituadas, desde a mais tenra idade, a ter em conta àqueles que a rodeiam como fonte de ajuda para explorar o mundo, não se sentem tentadas a adotar uma atitude desconfiada ou hostil em relação àqueles que pertencem a outras raças ou religiões”. (Maria Montessori)

Fontes:

  • Colégio Santa Ângela – Casa dei Bambini – Uma vida dedicada as crianças!
  • Infoescola – Pedagogia – Método Montessoriano