Blog

Dia do Abraço: quais os benefícios deste carinhoso gesto, comprovados pela ciência?

Dia do Abraço: quais os benefícios deste carinhoso gesto, comprovados pela ciência?

22-05-19 | Blog | admin-user | Tags: , , ,

De acordo com o portal Gaúcha ZH, abraços fazem um bem maior, que vai além do gesto que estendemos apenas como carinhoso.

• Abraços protegem contra os efeitos do estresse
Uma pesquisa feita pelo professor de Psicologia da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, Sheldon Cohen comprovou que o abraço protege dos efeitos do estresse, da depressão e da ansiedade. O estudo foi publicado em 2014 na revista científica Psychological Science.

• Diminuem os riscos de infecções
Durante a pesquisa sobre os efeitos dos abraços em pessoas estressadas, as mesmas pessoas foram intencionalmente expostas a um vírus comum da gripe e submetidos a uma quarentena para avaliar os efeitos. Quem recebeu mais abraços teve reduzido o risco de infecções e também enfrentou melhor os conflitos que surgiram.

• Ajudam quem tem problemas para compartilhar emoções
Ainda que estas pessoas tenham problemas para se relacionar, a comunicação mais afetuosa aliviou a aflição que essas pessoas sentiam.

• Abraço de mãe diminui a ansiedade das filhas
A ciência comprovou algo que tem sido dito há muitas décadas: o abraço de mãe é um santo remédio para quem está passando por uma situação de estresse!
Foi realizada uma pesquisa com meninas de 12 anos, divididas em três grupos. Todas foram submetidas a um teste de matemática em frente a pessoas estranhas enquanto seus níveis de cortisol (hormônio associado ao estresse) e o ritmo do coração eram medidos. Um terço das meninas receberam abraços de suas mães, outro grupo recebeu ligações e o terceiro não teve interações com suas mães. O nível de oxitocina, conhecido como o “hormônio do amor” ou o “hormônio da felicidade”, aumentou significativamente nas participantes dos dois grupos e continuou fazendo efeito depois que o exercício foi finalizado.

• Reduzem a pressão arterial
Em 2013, um estudo da Universidade Médica de Viena, na Áustria, liderado pelo neurofisiologista Jürgen Sandkühler, comprovou que abraçar alguém pode, além de promover o bem-estar, reduzir a pressão arterial e melhorar a memória. No entanto, o efeito só se manifesta se o ato de afeto é feito por alguém de confiança.

• Aliviam a dor
Na Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, a psicóloga Karen Grewn também pesquisou sobre os efeitos do abraço e comprovou que o carinho pode aliviar a dor. Ela e sua equipe recrutaram mulheres que sofrem com enxaqueca e, durante os testes, as participantes relataram melhora significativa na dor de cabeça.

Um dia repleto de abraços carinhosos a você!

Fonte: “Seis fatos que a ciência já provou sobre o abraço” – Gaúcha ZH.