Nesta data, no ano de 1949, era fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas, no Rio de Janeiro. Por isso, hoje comemora-se o dia do Profissional Nutricionista! Também é Dia do Blog e unimos estas duas datas para falar da importância de uma alimentação saudável na vida dos pequenos!
São nos primeiros dois anos de vida que a preferência alimentar da criança é formada. Uma revisão de 11 estudos publicados na revista científicaPediatrics, da Academia Americana de Pediatria, comprovou essa tese mais uma vez, sobretudo no que se refere a frutas e legumes ou bebidas doces.
Com o passar do tempo, fica mais difícil introduzir novos sabores na rotina alimentar da criança. De acordo com o nutrólogo pediátrico Artur Delgado, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), “Crianças podem demorar até 7 dias para se acostumar com o novo sabor de um alimento. Em geral, os pais oferecem o alimento, no máximo, três vezes e desistem”, por isso é importante insistir em dias alternados e com preparo diferente.
Nesta época de inverno, uma ótima pedida são caldos repletos de nutrientes que aumentam a imunidade e aquecem não somente o corpo, mas o coração.
Pensando nisso, resolvemos compartilhar as dicas de receita da Leiturinha, que adoramos! São elas:
Que tal uma sopa toda amarelinha?
Para isto vocês precisarão dos seguintes ingredientes:
Como fazer? Retire toda a casca da abóbora e pique-a em pedaços. Coloque-os para cozinhar em uma panela tampada com água. Quando a abóbora estiver bem molinha, retire-a da panela e bata no liquidificador com um pouco da água e as raspinhas de gengibre. Refogue a cebola grande picada em azeite até dourar. Acrescente o alho e, quando ele estiver torradinho, jogue o caldo de abóbora na panela e deixe ferver. Acrescente o curry, o sal e a pimenta do reino, e experimente até que o gosto esteja de acordo com o que desejam. Está pronto! É um caldo que pode ser feito em apenas 15 minutos. A abóbora é rica em beta-caroteno, fibras, vitamina C e potássio.
Dica: As sementes da abóbora também são nutritivas! Ricas em proteínas, ferro, vitamina E, vitaminas do complexo B e fibras, podem ser batidas junto no liquidificador!
Sopa verde também vale!
Como fazer? Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Em seguida, acrescente as batatas picadinhas, tempere com sal a gosto e refogue por alguns minutos. Acrescente a água e deixe cozinhar até as batatas ficarem bem macias. Assim que estiverem no ponto, acrescente a couve e cozinhe até ela amolecer. Desligue e espere 10 minutos para bater. Coloque tudo em um liquidificador e bata até ficar uma mistura uniforme. Caso queira ela ainda mais quentinha, vocês podem aquecê-la novamente.
Dica: Vocês podem substituir as couves por outro ingrediente, como o brócolis! Suas folhas também são nutritivas e podem entrar na receita.
Sopa vermelha de legumes é uma delícia!
Como fazer? Refogue o alho no azeite, adicione a beterraba, a cenoura, a batata e a abobrinha e misture bem. Acrescente o caldo de legumes e deixe cozinhar por uns 30 minutinhos, ou até que os legumes estejam bem macios. Vá temperando com o sal até ficar do jeitinho que vocês gostam. Coloque a salsinha e pronto!
Dica: Para deixar a sopa mais encorpada você pode dar uma leve triturada com o auxílio de um mixer, mas sem desmanchar todos os legumes! Outra dica legal, é que todas as sopas e caldos podem ser servidos com torradinhas e queijo. Deixando as receitas ainda mais gostosas!