Blog

O quão importante é para você o amor na educação?

O quão importante é para você o amor na educação?

24-11-19 | Blog | masteruser | Tags: , , , , , , , , , ,

Para Johann Heinrich Pestalozzi, o afeto ao educar pode transformar o desenvolvimento de um ser humano. Inspirado nas ideias de Jean-Jacques Rousseau, Pestalozzi criou um método educacional a partir da observação das crianças e ampliou teorias, a partir da prática.

Acreditava na ideia de que a criança provém um instinto natural para o aprendizado e, em um ambiente propício, o desenvolvimento simplesmente acontece. Partindo deste princípio, o professor não estaria presente para apenas preencher o aluno de informações e sim para respeitar os estágios de desenvolvimento da criança e auxiliar no aprendizado. Para Pestalozzi, parte de uma missão do educador é saber ler e imitar a natureza!

O processo educativo deveria englobar três dimensões humanas identificadas com a cabeça, a mão e o coração que correspondem ao objetivo final do aprendizado: intelectual, físico e moral. Para alcançar este objetivo, o método deveria der baseado em outros três elementos: o som, a forma e o número. Somente após a percepção de autonomia moral da criança frente a estes estímulos, viria a linguagem.

Deste modo, o método de Pestalozzi não continha provas, castigos ou recompensas já que o aprendizado dependia de um processo íntimo. Uma das mais belas equiparações em relação ao ofício do educador, seria o mesmo praticado por um jardineiro: tornar as condições externas as melhores possíveis para que a plantinha possa se desenvolver naturalmente.

“A criança, na concepção de Pestalozzi, era um ser puro, bom em sua essência e possuidor de uma natureza divina que deveria ser cultivada e descoberta para atingir a plenitude”, diz Alessandra Arce, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto.

A ênfase na ação, percepção dos objetos, o desenvolvimento de habilidades e valores, conceitos criados e testados pelo Método Pestalozzi, inspiraram diversos pensadores e educadores que puderam ampliar, difundir e continuar aplicando estes estudos tão importantes em escolas pedagógicas ao redor do mundo.

“A arte da educação deve ser cultivada em todos os aspectos, para se tornar uma ciência construída a partir do conhecimento profundo da natureza humana.”

Johann Heinrich Pestalozzi

 

Dica surpresa!
O filme “Para Sempre Pestalozzi” de Peter Von Gunten, é uma excelente opção para conhecer mais do legado do educador suíço.

 

Fonte: Pensadores na Educação – Johann Heinrich Pestalozzi / Instituto Claro

Spread the love
error: Conteúdo protegido